Elementary

Quem é vivo sempre aparece, né? Então… Estou viva! Mas confesso que tenho muitos posts de vocês para ler. Muitos mesmo. Aguardem meus comentários retroativos.

Hoje eu vou recomendar para vocês uma série chamada Elementary. Já até falei dela para Sami. O protagonista dela é ninguém menos que Sherlock Holmes. Até aí nenhuma novidade, até porque existe uma série da BBC de Londres super recente também sobre ele. Dessa série da BBC eu não gostei muito, mas isso fica para outro post. Elementary inova em um ponto muito simples: Watson é uma mulher, interpretada por Lucy Liu. E isso faz toda a diferença!

Eu sempre gostei de Sherlock Holmes. Os livros dele ficavam na mesma estante da série Vagalume e da série “Os Karas” na biblioteca da escola e quem não ama um bom suspense investigativo? Já as adaptações de Sherlock Holmes para o cinema e para a televisão nunca me agradaram. Os livros de Sherlock Holmes são muito interessante pelas dicas que eles te oferecem. Você descobre o mistério do livro junto com o protagonista e fica feliz quando vê que acertou alguma coisa e fica surpreso com aquilo que você não conseguiu deduzir. Já as adaptações focam na ação das histórias. E convenhamos que Robert Downey Junior transformou Sherlock em Robert Downey Junior, de quem eu nunca fui muito fã.

Elementary, ao colocar Watson como uma mulher, traz um elemento divertido e inovador para a história. Essa é, sem dúvida, a melhor adaptação de Sherlock Holmes que já vi. É claro que os fãs mais xiitas não vão gostar, mas para mim  Jonny lee miller (de quem eu sou muito fã) é um ótimo Sherlock Holmes, com direito a sotaque britânico e roupas xadrez, e Lucy Liu (de quem eu também sou muito fã) é uma Watson com quem eu facilmente me identifiquei.

Apesar de ser uma adaptação, as dicas para a solução dos mistérios estão presentes em Elementary, o que exercita e desafia nossa inteligência. Eu deduzi várias das soluções dos casos, mas outras eu errei feio. Será que vocês vão se sair melhor do que eu?

elementary-lui-miller-325

Elementary3

Share on Tumblr