Sacodindo a poeira (e dando a volta por cima?)

Muito bem, guapas, vamos tirar a poeira do Revoada??? Tá ruim esse negócio parado, né?

Vou dar uma levantada no blog com um post “rápido” (nunca consigo), falando de umas dicas de maquiagem que eu achava que eram muito óbvias, mas vejo que nao. Duas situacoes me acordaram pra isso: 1) Mai me pediu ajuda pra fazer uma maquiagem “sou linda sem esforco” que durasse debaixo do sol infernal de SSA por toda uma feijoada; 2) Perdi praticamente toda a minha maquiagem e cremes (esclarecimentos por email ou gtalk) e tive que me virar nos 30. Sim, toh sofrendo horrores, pq incluía Clinique, Loreal Professionnel, Bare Minerals, etc, mas pulemos essa parte.

1) No calorao, esqueca a base. Voce vai suar, vai secar o suor, e se a base n derreter, na hora de limpar o suor vc vai tirar ela, n tem jeito. Voce precisa de uma coisa que grude e pertenca a pele. Solucao que eu dei pra Mai: limpe a pele com amor (exfoliacao no dia anterior é sucesso pra quem pode), hidrate com mais amor, bote protetor solar (dando tempo pra tudo isso absorver antes do proximo passo), pegue o corretivo Pro Long Wear da MAC, use nos lugares mais críticos (olheiras, espinhas, etc) e misture o resto (sempre sobra) com hidratante (sim, de novo). Passe esse resto na cara como base e seja feliz. O truque é o seguinte (e vale pra qualquer corretivo invencível, como o Pro Long Wear): corretivo costuma durar mais que base porque ele é feito pra cobrir coisas mais complicadas. Uma camada bem fina dele cobre bem, e depois que o hidratante for absorvido, só demaquilante vai tirar isso. Hidratar muito é porque a pele fica mil vezes melhor e disfarca melhor as próprias imperfeicoes quando ela tá bem hidratada, com aquele vico, o brilho que “vem de dentro”. Se nao dá pra cobrir pele feia, entao tem que esforcar pra deixar a pele bonita, tá?

2) Leve pó, mas antes de retocar o pó SEMPRE seque a cara com papel absorvente (guardanapo, papel higienico, lenco de papel, o q for) pressionando nos pontos mais complicados. Do contrário, voce vai fazer laminha. E relaxe, deixe o resto da cara brilhar. Velho, desista de lutar contra o brilho e aceite o brilho saudável do suor baiano. Eu costumo só retocar em volta do nariz, porque o brilho faz os poros parecerem maiores. E só. Brilho = saúde, suor, vida. Vá brilhar e seja feliz. Se for totalmente contra brilho, recomendo o primer da Pharmapele, o único que eu vejo funcionar sob o sol soteropolitano.

3) Eu só uso uma camada de rímel, e consigo ficar com cilios “posticos”. Como? Simples: em lugar de perder tempo passando várias camadas, vá penteando (os cilios tem que entrar na escova, por favor) os cílios para a posicao que voce quiser até o rimel secar. Pronto. Fim. Mantém a curvatura (nao uso curvex), nao fica empelotado, e ficam mais longos e definidos.

4) Quer cílios mais volumosos? 1) Passe lápis marrom (gosto mais) ou preto na raiz dos cílios de cima ou na linha d’água de cima mesmo. 2) Passe de leve o rímel. Passe pó. Termine de trabalhar o rímel. O pó vai dar “sustanca” ao rímel e vai engrossar os cílios.

5) SEMPRE junte o traco de baixo com o de cima no canto externo do olho. Se for tracar só um lado, que seja o de cima. Traco só embaixo bota o olho pra baixo. E tracos separados sao só isso: tracos separados. O que dá a profundidade ao olho é quando os dois estao juntinhos, porque deixa de ser dois tracos e passa a ser um contorno. Pra levantar o olho, nao feche o traco embaixo, vá só até a metade que desce. Quando chegar na metade interna, que vai pra cima, deixe limpo ou bote iluminador. Faz uma GRANDE diferenca, garanto.

6) Perdi base, creme e protetor solar. Comprei um BB Cream e minha vida mudou. O meu é o da Garnier, deixa minha pele brilhando, mas eu sou feliz assim mesmo porque perdi o medo do brilho. Mas tem mil marcas que dá pra comprar na internet, entao procurem a de voces e sejam felizes. Sério, economizei MUITO dinheiro e MUITO tempo de manha.

7) Minha vida também mudou com uma coisa besta: blush cremoso bom. Muito prático, é só aplicar com os dedos, dura o dia inteiro e dá um ar de mais saúde, porque a textura é mais “de pele”, tipo “princesa disney corando”. Blush em pó nao tem esse efeito de “corando de dentro pra fora”, porque textura em pó nao é textura de pele. Recomendo com louvor.

8) Comprei um batom vinho e sou a pessoa mais feliz do mundo. Com um detalhe: se for usar muito contraste no rosto (boca ou olho), USE BLUSH, senao voce vai parecer gótica. E use cores mais claras perto do rosto (tipo a blusa). Voce quer equilibrar mensagens, entao se botar um batom ou olho de gótica, bota um blush e se vista (ou use um penteado, ou os dois) de forma que passe outra mensagem tipo “sou menina feliz”, “sou vintage”, etc. E exfolie e hidrate a boca e cubra muito bem os problemas da pele porque como já falei antes, cores escuras ressaltam tudo isso.

9) Perdi quase todas as minhas sombras, mas mantive meus batons, e por isso continuo feliz. Sabe por que? Essencial é dar boa forma as sobrancelhas com pinca e sombra/lápis (mudam sua expressao), manter o ar de saúde (pele luminosa e blush “de dentro”), ter cílios gigantes (rímel eu tive que comprar), e ter uns itens de diversao (no meu caso batons, no seu pode ser outra coisa). Maquiagem é isso, minha gente, ser a gente mesma, só que melhor. Entao nao deu pra comprar ou perdeu os itens que amava? Aproveite a oportunidade pra rever o que voce realmente precisa e o que era só agonia.

E sejam felizes e lindas! =D

Share on Tumblr

Quem Revoa: Sami

Não cruzou sete mares, mas conta na sua lista o Atlântico, o Canal da Mancha, o Golfo do México, o Mediterrâneo e o Caribe. Ainda não sabe aonde vai ser seu próximo porto, mas, enquanto não se decide, continua navegando.